Encontros Anteriores


     O I e o II Encontro das Graduações em Dança do RS aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro de 2009 e 19 de agosto de 2011, respectivamente. Ambos ocorrem nas dependências da Universidade Luterana do Brasil, apesar da realização do II Encontro ser compartilhada com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
     Os dois primeiros Encontros tiveram, conforme os projetos de extensão propostos na época, a seguinte proposta: "um intercâmbio de trabalhos científicos e artísticos dos envolvidos nas diferentes graduações em dança no estado (professores,
alunos, egressos) e [...] discussões e ações com artistas e docentes em dança com ênfase na atuação no RS" (ULBRA/Extensão,2009; UFRGS/Extensão, 2011).
     Os Encontros, portanto, estabeleceram como metas: aproximar as graduações em dança (acadêmicos, egressos, professores e amigos) do Rio Grande do Sul para fortalecer uma identidade de classe; promover atividades de pesquisa acadêmica em dança, colaborando para a qualificação e circulação; divulgar trabalhos artísticos de nível acadêmico; promover discussões de temáticas relevantes na área da dança propondo, se necessário, ações políticas por meio de manifesto, carta aberta etc.
     Cada Encontro buscou uma temática para orientar algumas das discussões, que partiam das demandas, sentimentos, percepções vividas por nós no nosso dia-a-dia. O I Encontro centra sua temática na grande emergência das graduações no Estado, com o subtítulo Realidade e novas perspectivas da Dança no Rio Grande do Sul.
     Um ano e meio depois, no II Encontro, as demandas já eram outras. Nesse momento, todos os cursos de graduação abertos eram licenciaturas. Havia também uma pequena inserção dos licenciados nessa área nas escolas. Os estágios nas graduações estavam em pleno andamento. Dessa época surge a questão do professor.
     Apesar desses dois primeiros encontros serem organizados pela mesma comissão, sempre houve a clareza de que esse evento não era de uma ou outra instituição e que não deveria estar centralizado num grupo de organizadores específicos. O fato de ter acontecido duas vezes com a mesma organização se deu por impossibilidade, na época, dos outros cursos sediarem e organizarem o evento (início de curso, estrutura física ainda sendo conquistada, crise financeira, etc.). Assim, é preciso reconhecer que a produção dessa parceria interinstitucional foi fundamental para a continuidade e sucesso de cada edição. O empenho coletivo pela realização e permanência do evento é de fundamental importância e mostra a necessidade dessa interlocução e de um trabalho conjunto para a edificação da formação superior em dança no estado que acomoda o maior número de graduações em dança no País.
     Como resultado dos Encontros se estabeleceu uma prática política em prol da classe. As universidades conseguiram articular uma rede entre artistas, egressos e acadêmicos que assumiu um estatuto de organização de classe em defesa de ideias e políticas, conforme é demonstrado a seguir.
Na primeira “Carta do Encontro”, foi redigida uma solicitação para que os aprovados no concurso de professor da Rede Municipal para a área da Dança fossem chamados. Entregou-se a carta para a Secretária de Educação do Município e para o Prefeito, na época José Fogaça, e tivemos um bom resultado desse movimento. Em 2010 as Escolas do município de Porto Alegre passaram a contar com dezesseis profissionais aprovados no referido concurso; antes da carta, apenas quatro pessoas haviam sido chamadas.
     Na segunda "Carta", redigida ao então Secretário da Educação José Clóvis de Azevedo, alertou para a importância da dança ser prevista nas vagas do edital a ser lançado para professores da Rede Estadual do Ensino. E de fato, quando saiu, houve vagas para essa formação. Todas essas cartas, entregue em mãos nas devidas instituições à quem elas endereçavam, foram também reproduzidas para fins de "tomar conhecimento" para todos os e-mails disponíveis no site das respectivas Secretarias de Educação.
     O III Encontro de Graduações em Dança do RS foi organizado pelo Curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. O evento, realizado durante todo o dia 7 de dezembro, buscou a continuidade da construção de um espaço de reflexões e trocas de experiências em relação às ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas nos cursos de Licenciatura em Dança no Rio Grande do Sul.
     O Encontro teve como tema “Dança Ensino-aprendizagem de Arte”. A conferência de abertura foi ministrada pela professora Isabel Marques (INSTITUTO CALEIDOS – SP) e foi seguida por programação composta de apresentação de pôsteres, comunicações orais, mesas redondas e apresentações artísticas. O intuito do evento foi contribuir com o reconhecimento da dança como um campo de conhecimento igual a tantos outros e pensar sobre sua importância na educação brasileira como saber problematizador da realidade sócio-político-cultural dos educandos. Ao lançar um olhar para a importância do compromisso da Universidade como centro potencializador e articulador de cultura e contexto no qual se insere, apostou-se no diálogo também com a comunidade local, colocando o espaço acadêmico como organismo vivo e espaço de construção coletiva.
     No ano de 2014 o IV Encontro das Graduações em Dança do RS foi organizado pelo Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. O tema central foi "Formações em dança e relações de trabalho: contextos emergentes" e como linhas norteadoras “Experiências de docência em dança”; “Poéticas e pesquisa em dança” e “Novas linguagens e interações artísticas”.
     Nessa edição, apostou-se na presença dos egressos das Graduações em Dança, nas suas falas com suas experiências e demandas. Além disso, Marila Velloso e Paulo Caldas foram trazidos como conferencistas e oficineiros, o que permitiu um diálogo interessante para além das fronteiras gaúchas. 
     O Encontro das Graduações é um evento importante no desenvolvimento da dança no RS, pois articula o conhecimento entre as universidades da região, envolve uma grande gama de pessoas que integram a comunidade acadêmica e não acadêmica, e fomenta um pensamento crítico. A universidade como uma instância de educação cidadã cumpre com sua responsabilidade nesse evento. Essa parece uma ação fundamental, pautada pela parceria. É em prol disso que defendemos a realização desse encontro.

Referências Bibliográficas:

ANAIS DO ENCONTRO ESTADUAL DAS GRADUAÇÕES EM DANÇA: realidade e novas perspectivas da dança no RS. ISSN 2179-6734. Canoas: novembro, 2009. CD-ROM.

ANAIS DO II ENCONTRO ESTADUAL DAS GRADUAÇÕES EM DANÇA. ISSN 2179-6734. Canoas: agosto, 2011. CD-ROM.

ANAIS DO III ENCONTRO ESTADUAL DAS GRADUAÇÕES EM DANÇA. ISSN 2179-6734. Pelotas: dezembro, 2012. CD-ROM.

VALLE, Flavia Pilla do (coord.). I Encontro Estadual das Graduações em Dança. Canoas: Projeto de Extensão ULBRA, 2009.

VALLE, Flavia Pilla do (coord.). II Encontro Estadual das Graduações em Dança. Canoas: Projeto de Extensão UFRGS, 2011.

2 comentários:

  1. Sobre o V Encontro
    O Encontro é uma parceria entre os Cursos de Graduação em Dança das universidades do RS; estabelece uma rede entre professores, alunos, egressos, profissionais e comunidade. Cada edição é organizada por um curso, sediado em uma instituição diferente, como forma de fomentar essa parceria. Na sua V edição, o Encontro é sediado na UFRGS e se junta ao Salão de Dança, o qual está em sua VIII edição. A união dos dois eventos é uma tentativa de agregar forças, uma vez que ambos têm propósitos similares.
    Como temática do evento, sentimos a necessidade de discutir a questão do mercado de trabalho em dança e o que estamos chamado de “cultura da gratuidade”. Primeiro, porque as graduações de dança - após 18 anos da primeira graduação em dança ser implantada no RS - tem formado profissionais para o mercado de trabalho. Dessa maneira é preciso um olhar mais atento para isso. Segundo, porque constantemente há uma demanda de trabalho não remunerado ou mal remunerado para a dança. A proposta não é defender ou combater a gratuidade, mas levantar questões e problematizar o que vem se desenvolvendo a partir dessas perspectivas.
    - Como a gratuidade de cursos, oficinas e espetáculos reverbera nos beneficiários?
    - Como a educação em dança tem abordado a ética e o respeito no campo de trabalho da dança?
    - Como a aula pode ser um possível ponto de partida para a construção de uma ética em dança?
    - Como a contrapartida dos projetos culturais financiados tem sido exigida e efetivada?
    - Com a criação de cursos universitários gratuitos em dança, que responsabilidade há na ocupação de uma vaga pública?
    - Como a dança é percebida e validada pela comunidade e pelo público em geral?
    - Qual a responsabilidade do artista na mediação da obra com público?
    - Como potencializar o fator socialmente transformador da dança e validá-lo como agente de mudança?
    - Como estamos percebendo a ideia da dança como trabalho nas comunidades que estamos atuando?


    Contamos com vocês para refletirmos acerca desses assuntos.


    Coordenação Geral do Evento:
    Carla Vendramin
    Flavia Pilla do Valle
    Luciana Paludo

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  2. Acredito que a demanda dos alunos ecegressos ainda esteja com as mesmas pautas do V encontro.

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